Passadiços do Paiva
Sábado foi dia de caminha! Uma caminhada especial e muito desejada – os Passadiços do Paiva!
Eu ia com algum receio do percurso. Pensava que tinha escadas a meio e rampas e tinha medo de não aguentar. Na verdade, tem poucas escadas no meio e só uma ou duas rampas. Um percurso muito fácil.
O que custou mais foram as escadas no final do percurso (o percurso que nós escolhemos, pois podemos escolher o local da entrada). Para mim, ter as escadas no final do percurso é melhor porque depois podemos descansar em vez de ter mais 7Km pela frente…
Começámos em Espiunca.
O percurso é maravilhoso! O som da água do rio a correr ao longo de todo o caminho é qualquer coisa de muito calmante e relaxante… A paisagem é magnífica! Passamos o tempo todo rodeados de verde, de natureza, flores, passarinhos…
É possível respirar e carregar baterias…
A meio do percurso têm uma praia fluvial e uma cascata.
Quando cheguei às escadas pensei que não era capaz, mas o L. puxou por mim “bora, devagarinho e ao teu ritmo”… E foi isso mesmo que fiz, com muitas paragens pelo meio, mas consegui! A cada degrau eu pensava no quão orgulhosa iria ficar no final e com sentimento de superação…
E assim foi… Cheguei ao topo completamente KO (só por causa das escadas), mas de sorriso nos lábios e com o coração a saltar de felicidade!
No final existe uma praia onde se podem dar uns belos mergulhos, mas nós não o fizemos. Voltámos logo para o local onde tínhamos o carro e para isso contámos com um gipe dos próprios passadiços que nos levou até lá! Um gipe descapotável, onde fomos a saborear a paisagem e o ventinho bom!
Não! Não passámos a ponte pedonal!!!! É enorme e demasiado alta!!!!
Entrada: 2€ cada pessoa
Serviço de transporte (gipe): 15€
ATENÇÃO!!!! Não se esqueçam de colocar protetor solar, levar boné, roupa fresca, mochila com água e comida (nós levámos barritas de cereais), máscara e muita alegria e boa disposição!
Depois é só disfrutar!
Deixo-vos algumas fotografias que não têm qualquer filtro... Espero que vos abram o apetite para lá ir…